imagem

Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 às 16:36

MP denuncia pms do Baep por duplo homicídio e fraude processual

Investigação concluiu que as vítimas foram conduzidas para um local escuro onde foram baleadas.

thumbnail

O Ministério Público denunciou quatro policiais militares do 9º Baep por duplo homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma e fraude processual pela ocorrência que resultou nas mortes de Adeílton Souza da Silva, de 21 anos, e Richard Miranda Claudino da Silva, de 26, ocorrida em outubro de 2019, na estância Jockey Clube.

A denúncia foi protocolada na tarde desta sexta-feira, 18, no Fórum de Rio Preto.

A reportagem apurou que o promotor do caso, José Márcio Rossetto Leite, considerou a investigação realizada pelo delegado Paulo Buchala Júnior, da DEIC, que concluiu pelo indiciamento do soldado Giovani Fantin Padovan, dos cabos Célio Cordeiro dos Santos e Daril José Afonso Rita e do sargento Thiago Trídico pelo crime de homicídio.

Rosetto entendeu que os quatro pms são responsáveis pelas duas mortes (o que configura concurso de agentes).

Eles compõem a mesma equipe.

As imagens extraídas de câmeras instaladas em frente ao local dos fatos, segundo a investigação, mostram que os rapazes, ao contrário do narrado pelos policiais, não estavam em fuga quando foram baleados, mas foram tirados de dentro da viatura. Embora a qualidade do vídeo seja questionável, a Polícia Civil defende que as vítimas estavam, ainda, algemadas. E, portanto, desarmadas.

"As imagens das referidas câmeras foram submetidas à minuciosa perícia e confrontadas com as versões apresentadas nos autos, levando à inevitável conclusão que os denunciados executaram, mediante vários disparos de suas armas de fogo, as pessoas de Adeilton e Richard, mesmo já estando as vítimas rendidas e em poder dos policiais, sem lhes oferecer qualquer resistência ou perigo, motivados pela mera suspeita que as vítimas teriam participado do referido assalto. A análise das imagens evidencia que os denunciados conduziram as vítimas até ao exato local do crime, que é ermo e, após, levaram ambas as vítimas para lados opostos, buscando simular um duplo confronto armado" (trecho da denúncia)


Eles são assassinados simultaneamente em duas “baterias” de tiros.

Outra descoberta relevante da investigação é que, durante a ação, outras viaturas da Polícia Militar são flagradas passando em frente às câmeras.

No entanto, não foi possível identificá-las.

Buchala havia indiciado os agentes por homicídio mediante recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Rossetto acrescentou mais duas qualificadoras: motivação torpe e meio cruel.

Os policiais foram denunciados ainda por porte ilegal de arma, uma vez que os indícios apontam que estavam com eles o revólver calibre 38 e a pistola ponto 40 que foram encontrados ao lado dos corpos.

Concomitante a isso, os pms respondem também pelo crime de  “Inovar artificiosamente o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito”, no que diz respeito à alegação da troca de tiros.

A mulher rendida por quatro homens ao chegar com a família na Estância Veneza reconheceu apenas Ulisses dos Anjos e Lindomar Viana como participantes do roubo, por isso não há elementos que confirmem Adeílton e Richard na ocorrência que resultou na morte dos quatro.

Com relação a Ulisses e Lindomar, que morreram no Corsa Sedan após o veículo ser interceptado por outra equipe do Baep, o caso foi arquivado por ausência de indícios de irregularidades.

O promotor foi procurado, mas disse que não iria comentar os termos da denúncia.


Nota Oficial Polícia Militar

A Polícia Militar esclarece que o inquérito policial militar foi remetido à Justiça Militar Estadual. Os policiais militares estão afastados da atividade operacional e responderão a procedimento administrativo.



Lembre o caso em:

DIG tem imagens que mostram execução de dois dos quatro mortos pelo Baep

http://cbnrp.com.br/noticias/dig-tem-imagens-que-mostram-execucao-de-dois-dos-quatro-mortos-pelo-baep


Inquérito conclui que pms executaram suspeitos em confronto

http://cbnrp.com.br/noticias/inquerito-conclui-que-pms-executaram-suspeitos-em-confronto?fbclid=IwAR1R4a5QSI9tOwDD1L1wwId_6Zg_vQdvNibqkLycw91GFWbuXbZjq_VHyAo

imagem