Foto: Madelyne Boer/CBN
A Secretaria de Saúde de Rio Preto anunciou, para este feriado prolongado, o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos e a aplicação da terceira dose, ou dose de reforço, para idosos com 90 anos ou mais. Cinco locais estarão abertos neste sábado, domingo e terça para andamento da campanha. Somente segunda não haverá vacinação.
O cronograma começa contemplando os adolescentes, que vão ser imunizados de forma escalonada. Neste sábado os de 14 anos começam a receber a D1. No domingo, os de 13 anos e na terça os de 12. Para vacinar este público, Rio Preto recebeu 8.706 doses da vacina Pfizer, equivalente a 73% da estimativa populacional de adolescentes de 12 a 14 anos. Outros 12.856 menores de 15 a 17 anos já foram vacinados, o que corresponde a 80% do público.
Além dos adolescentes, neste sábado, domingo e terça de feriado, a Secretaria de Saúde continuará vacinando os moradores que já têm indicação para tomar a segunda dose. O último dado do município, aponta que cerca de 11 mil pessoas não voltaram ainda para receber a D2.
As doses estarão disponíveis no Complexo Swift, no Shopping Cidade Norte, UBS Vetorazzo, Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil, localizada no bairro São Deocleciano, e no CSE Estoril.
Rio Preto vai dar início à aplicação da dose adicional da terceira dose em cerca de 1,6 mil idosos com 90 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos 6 meses.
Para esse público, a vacinação acontece somente neste domingo e na terça-feira, das 8h às 13h, em todos os locais já citados anteriormente. A novidade é que o Complexo Swift, que neste sábado atende internamente, atenderá somente em drive-thru por causa da inclusão dos idosos.
O município segue sem vacinas para dar continuidade à imunização com a primeira dose em adultos acima de 18 anos. Moradores adultos que ainda não tomara a D1 devem fazer um cadastro para tomar dose remanescente, por meio do site: riopreto.sp.gov.br, onde também constam todos os documentos necessários para levar na hora de tomar a vacina contra a Covid.