A Prefeitura de Rio Preto informou que a partir desta terça-feira (21) a UPA Jaguaré passa a ser referência para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, de gravidade moderada a alta, que necessitem de suporte ventilatório. Isso significa que a unidade não vai mais funcionar como uma UPA para atendimentos de rotina ou de casos gripais leves.
A unidade recebeu 30 leitos com respiradores, cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde, com monitores, bombas de infusão de medicamentos e demais equipamentos necessários. No dia 12 de julho, a Prefeitura já havia anunciado a entrega de 20 leitos para a UPA Jaguaré, somado a mais 10 a unidade conta com 30 leitos no total.
Outros leitos
A Prefeitura de Rio Preto comprou junto à Fundação Nossa Senhora da Providência de Deus, de Jaci, 20 leitos de UTI de 15 de enfermaria, a serem ocupados por residentes do município. De acordo com a Secretaria de Saúde, atualmente 17 leitos estão ocupados.
Unidades Respiratórias
Até o dia 11 de julho, a Saúde contava com cinco unidades básicas de saúde respiratórias. Com o aumento dos casos de coronavírus entre os dias 12 a 18 de julho, outras quatro unidades respiratórias passaram a funcionar, de forma que pacientes com suspeita de Covid-19 e demais síndromes respiratórias não são atendidos nas mesmas unidades de usuários com outros agravos.
Confira a relação das unidades respiratórias e o horário de funcionamento:
Lealdade/Amizade, Anchieta, Caic, Santo Antônio, Vetorazzo, Anexo Faceres: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Vila Mayor: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Estoril: diariamente - das 7h às 22h
Solo Sagrado: diariamente - das 7h às 22h