Tanabi confirmou a primeira morte pode dengue em 2020 nesta quinta-feira (16). De acordo com a Saúde, a vítima é um homem que tinha entre 40 e 60 anos de idade.
Até o momento, a cidade contabiliza 278 casos confirmados, somados nos quatro primeiros meses do ano. O número de notificações passou de 637.
Por conta disso, a cidade realiza a partir desta quinta-feira (16), o processo de nebulização em vários bairros da cidade. Segundo o que informa a secretária de Saúde, Soraya Carvalho, os moradores durante a nebulização, devem adotar algumas medidas:
Manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa, pois o mosquito é doméstico e se encontra dentro das residências;
Manter cobertos alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas;
Guardar em lugares fechados bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;
Manter as crianças, idosos, pessoas alérgicas e animais domésticos em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por trinta minutos após a aplicação para que o veneno faça efeito e se dissipe;
Durante a aplicação do inseticida, as pessoas devem manter-se fora de suas residências.
Os agentes da SUCEN estão realizando visitas, trabalho de bloqueio, em residências de bairros mais afetados. Nesta quinta estão nos bairros COHAB 2 e Bom Jesus. A pulverização de veneno nos bairros COHAB 3 e Jardim Primavera também são realizadas nesta quinta.
“Devemos lembrar que o inseticida mata somente o mosquito adulto que está dentro das casas no momento da aplicação. Se nesses dias chover, não podemos fazer a aplicação do inseticida porque ele não faz efeito e se espalha no ambiente e não atinge o objetivo, que é matar os mosquitos”, completa a secretária.