Fim do impasse.
A Secretaria de Segurança Pública decidiu que é competência da Polícia Civil a investigação de homicídios envolvendo policiais militares. O desconforto entre as duas instituições começou no ano passado, mas ganhou força em abril deste ano, após a morte do desempregado João Paulo da Silva Costa, no Jardim Aeroporto. Ele foi morto a tiros por pms após supostamente ter apontado uma pistola 765 contra a equipe. Como já tinha acontecido em outras duas ocasiões, oficiais da Polícia Militar se anteciparam à investigação da Polícia Civil e procederam a apreensão das armas e a condução de testemunhas para o batalhão da Instituição.
A Polícia Civil denunciou o caso ao Ministério Público e o promotor José Márcio Rosseto Leite instaurou inquérito para investigar o crime de usurpação de função pública.
♪ ouça as entrevista
Autor da denúncia, o delegado assistente da Seccional, Alexandre Del Nero Arid, explicou que a Secretaria de Segurança Pública não publicou nenhuma nova resolução, apenas determinou que uma ordem antiga fosse obedecida pela PM.
O comando da Polícia Militar recebeu a ordem da SSP e já obedeceu a determinação.
A PM foi procurada, mas não se pronunciou sobre a decisão.