Os moradores da região tiveram mais uma noite difícil. As cidades, principalmente Rio Preto, ficaram tomadas por uma densa fumaça provinda de incêndios registrados em diversos locais.
De acordo com levantamento feito pela CBN, houve queimadas entre a noite desta terça-feira (21) e a madrugada desta quarta (22), na estrada municipal Pirajá, entre Mirassol e Neves Paulista; em Catanduva no bairro Santa Helena e na estrada Chasik; em Itajobi, Urupês, Sales e em diversos pontos de Tanabi. Os canaviais de Jaci, Santo Antonio do Aracanguá e Uchoa também pegaram fogo.
O vento forte acabou dando condições favoráveis ao aumento das chamas e espalhou materiais particulados pelo ar. De acordo com as estações da Cetesb, por volta das 23h desta terça-feira (21), uma massa se ar frio se aproximou. As temperaturas diminuíram 10,7ºC, passando de 30,6ºC para 19,9ºC às 6h dessa quarta.
Ao mesmo tempo que os ventos abrandaram a temperatura, a umidade relativa do ar aumentou para 75%. Simultaneamente, a velocidade dos ventos atingiu 26Km/h, o que ressuspendeu as poeiras e as cinzas depositadas sobre o solo.
Intensificaram os focos de incêndios na região. A ação dos ventou ressuspendeu as cinzas e as poeiras depositadas sobre o solo o que provocou muita poluição do ar. A região de Rio Preto e Catanduva está classificada como ‘ruim’ no que diz respeito à qualidade do ar que respiramos hoje.
A primavera começa oficialmente nesta quarta-feira (22) às 16h21 (horário de Brasília). A primeira semana da estação deve ser marcada por chegada de frente fria no Sul e Sudeste. Para a maior parte do país, a primavera vai trazer temperaturas mais altas e o retorno das chuvas.