1.737 detentos da região, que cumprem pena no regime semiaberto, devem retornar às unidades prisionais até às 18h desta terça-feira (21). Beneficiados com a saída temporária, os presos ganharam às ruas por uma semana.
Foram contemplados 1.572 presos do Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto, 81 da penitenciária e do CDP de Riolândia, 1 do CDP de Paulo de Faria e 40 homens do Centro de Detenção Provisória de Icém. Além de 43 mulheres do CRF de Rio Preto.
De toda população carcerária, composta atualmente por 5.892 pessoas, o número de detentos que saíram às ruas corresponde a 29%.
Esta é a terceira das cinco saídas temporárias previstas por ano na Lei de Execuções Penais. No ano passado, por causa da pandemia, os detentos só tiveram direito à uma saidinha, realizada em dezembro, com um prazo maior.
Caso os detentos não se apresentem até às 18h desta terça, perdem todo o período de pena já cumprido e retornam automaticamente para o regime fechado.
Os dados das últimas saídas temporárias mostram que o índice de não retorno é aceitável. Na última saidinha, realizada em junho, cerca de 3% voltaram às unidades prisionais.