O Instituto Adolfo Lutz de São Paulo investiga a possível primeira morte por dengue em 2020. Nesta quinta-feira (30), o Hospital Beneficência Portuguesa confirmou por meio da assessoria de imprensa a morte de uma mulher, de 79 anos, que deu entrada na unidade com os sintomas da doença.
A morte da paciente aconteceu na última segunda-feira. A vítima que não teve o nome divulgado permaneceu cinco dias internada. A assessoria do hospital informou ter enviado uma amostra biológica da paciente para o Adolfo Lutz para avaliação.
A instituição disse que precisa aguardar o resultado, que leva cerca de 10 dias para ficar pronto. Só então, será ppossível confirmar ou descartar se o óbito foi causado pela dengue.
Procurada pela CBN, a Secretaria de Saúde de Rio Preto disse que os dados da doença vão ser divulgados nesta sexta-feira. A divulgação será feita mensalmente, sempre no último dia de cada mês.
Em Catanduva, a primeiro morte suspeita foi divulgada esta semana. A vítima, uma idosa de 83 anos, ficou internada no Hospital Padre Albino e morreu com os sintomas da doença. A aposentada teve problemas respiratórios que podem ter sido agravados pela dengue. Amostras foram enviadas ao instituto Adolfo Lutz e os resultados devem sair nos próximos dias.
De Rio Preto, Rodrigo Carraro