Rio Preto bateu um novo recorde nesta quarta-feira (17) e registrou em apenas 24 horas mais 142 casos de coronavírus, totalizando 1.494. Além disso, outras três mortes em decorrência da Covid-19 foram confirmadas na cidade, que agora contabiliza 46 óbitos. As vítimas são um idoso de 72 anos, uma idosa de 62 e a mais jovem acometida pela doença na região: um rapaz de apenas 21 anos. A morte dele ocorreu em outro município, mas como era morador de Rio Preto o óbito foi contabilizado para a cidade. Todos eles apresentavam alguma comorbidade ou fator de risco.
Os dados apresentados nesta quarta pela Secretaria de Saúde apontam aumento expressivo e recorrente de internações de pacientes com síndrome respiratória na cidade. São 178, estando 70 em UTIs e 108 em enfermarias. Desse total, 85 já apresentaram diagnóstico positivo para coronavírus. Em contrapartida, no dia anterior eram 164 internados, 14 a menos. Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, Andreia Negri, "a Saúde está internando muito mais pessoas do que dando alta, o que faz com que o número suba e cause preocupação".
As notificações de casos de síndrome gripal leve nas últimas 24 também preocupam. O número de registros de pessoas que dão entrada em uma unidade de saúde apresentando algum sintoma de gripe, que pode incluir casos de coronavírus, quase dobrou de um dia pro outro. De acordo com a Saúde, isso mostra que o vírus está circulando mais e que muitas pessoas podem ter sintomas leves ou ser assintomáticas e, neste caso, estar transmitindo para outras.
Os idosos ainda precisam de mais cuidado. A estatística aponta que nos últimos 14 dias o percentual de positividade de síndrome gripal leve aumentou na maioria das faixas etárias, destaque o percentual nos idosos de 70 a 79 anos, que no acumulado eram 12,93% e nos últimos 14 dias foi para 24,18%. O número de pacientes recuperados da doença na cidade chegou a 824, o que corresponde a 56% do total.