Joseane Teixeira
Se você foi vítima de ameaça, injúria, furto, se alguém da sua família desapareceu ou se testemunhou um caso absurdo de maus tratos a animais, saiba que pode registrar o boletim de ocorrência pela internet, sem sair de casa.
A Secretaria de Segurança Pública oferece essa opção em seu site oficial ssp.sp.gov.br . Se você não lembrar o endereço, basta digitar 'boletim de ocorrência eletrônico' no campo de pesquisa do Google, que o link da página já aparece na primeira opção.
Se você tem dúvidas quanto à natureza da ocorrência, por exemplo, não sabe diferenciar furto de roubo, ou injúria de calúnia, também não tem problema.
Ao selecionar a opção mais adequada ao caso em que foi vítima, o próprio sistema faz perguntas que te direcionam para o crime em questão, descartando a possibilidade de equívoco no registro do boletim de ocorrência eletrônico.
Um exemplo: seu carro foi levado por criminosos, mas você não sabe se foi roubado ou furtado. Na página principal, à direita, o site dá as duas opções em uma mesma aba - Roubo/Furto de Veículo.
Ao clicar, o sistema já oferece algumas recomendações como: informar se junto com o veículo foi levado algum objeto pessoal ou documento. A primeira pergunta é: Você foi ameaçado quando teve seu veículo subtraído? As opções de resposta são SIM, MAS NÃO HOUVE AGRESSÃO FÍSICA - NÃO, LEVARAM SEM EU PERCEBER - OU SIM E HOUVE AGRESSÃO FÍSICA.
Ao passo em que a vítima vai selecionando as respostas para as perguntas, o site vai direcionando para a natureza correta da ocorrência. Da mesma forma, não é possível avançar o próximo passo sem que todos os campos seja preenchidos, isso impede que o boletim de ocorrência seja registrado com ausência de dados. Após o registro é possível não apenas imprimir o documento como acompanhar online o andamento do caso.
As opções que a Secretaria de Segurança Pública oferece são Roubo/Furto de veículo, roubo/furto de objeto, ameaça, injúria/calúnia/difamação, acidente de trânsito sem vítima, desaparecimento de pessoa, complemento de informações e Departamento de Proteção animal.
A delegacia eletrônica é uma forma de minimizar a demanda de atendimentos nas delegacias físicas cujo tempo de espera costuma ser excessivo, principalmente à noite e aos finais de semana. A novidade foi bem recebida pela Polícia Civil, como explica o delegado Eder Galavoti.
"Em horários de grande demanda o cidadão acaba esperando muito tempo para ser atendido, porque as polícias militar, civil, rodoviária e guarda municipal tem prioridade de atendimento. Precisamos liberar logo essas equipes para que elas possam retornar ao patrulhamento. A iniciativa também evita que as pessoas frequentem um local onde há bandidos algemados. Não é o ambiente ideal para aguardar atendimento"
O delegado alerta também para a falsa comunicação de crime.
"Da mesma forma que em uma delegacia comum, o cidadão que registra dados falsos pode responder por falsidade ideológica. Aquele que denuncia um caso que não ocorreu pode ser indiciado por falsa comunicação de crime, ou mesmo quem imputar a um terceiro um crime que ele não cometeu, será responsabilizado por calúnia"