O Governo de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (04), durante a coletiva de imprensa realizada diariamente sobre o novo coronavírus, que vai custear 61 novos leitos hospitalares no estado, sendo oito aqui no noroeste paulista. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.
Embora ainda não tenha data pra instalação e início do funcionamento dos novos leitos de UTI, o anúncio dá mais alívio e segurança às autoridades de saúde e moradores, e é uma resposta ao pedido feito por meio de um ofício enviado na última terça-feira ao Estado. O documento pediu o custeio pelo estado de mais oito leitos de UTI e oito leitos de enfermaria, pra que fossem instalados na Santa Casa e em um hospital particular da cidade.
Ele foi assinado por 17 prefeitos da microrregião de Votuporanga que se reuniram pra discutir medidas de emergência depois que a Santa Casa da cidade atingiu 90% dos leitos de UTI exclusivos pra Covid-19, no início da semana. Na quarta, todos os leitos foram ocupados por pacientes que testaram positivo.
A Santa Casa de Votuporanga é referência no tratamento contra a Covid-19 pra cerca de 200 mil habitantes da microrregião. Até o fechamento desta reportagem, a microrregião de Votuporanga, já tinha mais de 170 casos positivos da Covid-19, cerca de 60 pacientes curados e 11 mortes.