O setor hoteleiro da região registrou queda de aproximadamente de 95% desde março, quando começou a quarentena por causa da pandemia de coronavírus. Os dados são do Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes de Rio Preto. O número corresponde à situação de cerca de 80 hotéis, que estão distribuídos em 45 municípios.
A hotelaria foi uma das
primeiras categorias a ser afetada pela pandemia de Covid-19, por ser vista,
principalmente, como um dos “braços” mais importantes do turismo em geral. Por
conta disso, precisa se preparar para uma retomada econômica, mas com a
consciência de que as necessidades do cliente serão outras pós-coronavírus.
Fernanda Garcia é gerente
do hotel Ibis Stylist Rio Preto Monte Líbano. Ela disse que "antes da pandemia a
visão era outra. Após a Covid-19, a empresa que trabalha contabilizou 70% de
queda e por isso, precisou adotar estratégias para se manter no mercado".
A mesma situação foi
sentida pela gerente do hotel Ypê Center em Rio Preto, Carolina Bevilacqua. Ela
disse que "antes da pandemia o setor hoteleiro vinha crescendo na região, mas
com a chegada do coronavírus e os hotéis impedidos de receberem novos clientes,
a hospedagem na empresa que trabalha não ultrapassou nem 10% no início".
Os hotéis também precisam
se adequar às novas necessidades dos clientes, que mudaram por conta da
pandemia. Sarah Levoratto, gerencia o hotel Hyatt Place em Rio Preto. Segundo ela, "o estabelecimento também precisou adotar estratégias para não fechar as portas e
que agora é focar em atender o perfil deste cliente".
De acordo com o decreto
estadual, os hotéis podem funcionar recebendo novos hóspedes, mas cumprindo uma
série de restrições sanitárias. A limpeza precisa ser
feita a cada três horas, em média, das áreas de uso social e as roupas de cama,
que são trocadas constantemente. Os funcionários devem utilizar EPIs, além de
máscara de proteção e disposição de álcool gel para todos.