Na manhã deste domingo (10) a PRF apreendeu uma carga de carcaças de pneus usados, durante uma abordagem no km 63 da BR 153, em Rio Preto.
O condutor de um caminhão Mercedes Benz com placas de Cascavel (PR), disse que transportava carcaças de pneus usados para serem recauchutados em Araxá (MG). Ao vistoriar a carga, a equipe identificou que em meio à carga havia pneus novos e seminovos, importados de países como China, Romênia e Eslováquia.
Diante dos fatos, o veículo e seu condutor foram encaminhados à Polícia Federal de Rio Preto, para apuração dos crimes de contrabando e poluição ambiental.
A importação de pneus usados é proibida e prevê multa de R$ 400 por unidade. A mesma punição é aplicada a quem comercializa, transporta, armazena, guarda ou mantém em depósito pneu usado ou reformado, importado nessas condições.
Os pneus importados ilegalmente são reformados e vendidos clandestinamente no varejo por valores inferiores aos de mercado. Por terem uma vida útil curta, são descartados de forma irregular e causam danos à saúde pública e ao meio ambiente.
Foto: Divulgação/PRF