A Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Municipal e de fiscais de postura, multou 24 pessoas por descumprimento do decreto de lockdown, no distrito de Engenheiro Schmitt, em Rio Preto. A multa estipulada no decreto é de R$1,2 mil. No total, 109 veículos foram parados. A blitz foi realizada na noite desta sexta-feira (19).
Segundo a Prefeitura, os moradores estavam circulando pelo cidade sem comprovação de essencialidade ou emergência. Desde a última quarta-feira (17), Rio Preto entrou em lockdown e a população só pode sair de casa em duas situações: atendimento médico ou de saúde e para trabalhar em alguma atividade essencial. Os moradores devem apresentar uma declaração oficial que justifique a circulação. O decreto vai ate o dia 31 de março.
A medida, considerada a mais rigorosa no controle da pandemia, foi uma orientação do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 para tentar frear o avanço do vírus. Em apenas uma semana, 75 pessoas morreram e mais de 2,3 mil se infectaram com o coronavírus. Os hospitais estão com mais de 95% de ocupação nas UTIs.