Foto: Divulgação/Polícia Ambiental
A Polícia Ambiental encerrou um rodeio clandestino com mais de 100 pessoas em Cedral. O flagrante foi feito na madrugada deste sábado (01) com apoio da Vigilância Sanitária e da Coordenaria da Defesa Agropecuária.
A princípio, os policiais foram até à chácara após receberem denúncias de maus-tratos a animais, onde estaria funcionando uma arena ilegal. Quando chegaram, encontraram vários veículos incluindo caminhões de gado, equipamentos de som e iluminação e até locutor para o evento. Os 120 participantes estavam concentrados ao redor de grades instaladas no recinto e ao fundo havia vários animais.
Ao serem questionados, três indivíduos se identificaram como responsáveis pela organização do evento clandestino e afirmaram que não possuíam autorização para a realização do rodeio, que foi encerrado imediatamente. A Vigilância Sanitária foi acionada e aplicou uma multa no valor de R$ 60 mil reais ao proprietário do local, por exercer evento sem licença e promover aglomeração durante a pandemia de Covid-19.
Além disso, o proprietário recebeu uma segunda autuação. Dessa vez, dos agentes da Coordenadoria da Defesa Agropecuária. A multa é no valor de R$ 75 mil pelo confinamento de gado sem a vacinação contra a febre aftosa.
De acordo com a Polícia Ambiental, os animais usados no rodeio clandestino não apresentavam qualquer sinal visível de maus-tratos. Porém, foram recolhidos para a realização da vacina contra a doença.
A CBN procurou a Prefeitura de Cedral, que por meio de nota disse que "o evento não tinha autorização da Prefeitura de Cedral para a realização. O Departamento de Fiscalização esteve no local, juntamente com a Polícia Militar, e cancelou o evento. Por parte da administração, todas as medidas administrativas serão tomadas".