Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O mês de outubro foi o mais chuvoso dos últimos 20 meses. O índice também foi o maior para um mês de outubro nos últimos dez anos. É o que aponta levantamento pluviométrico realizado pela empresa CFM Agrícola. Os dados foram analisados nesta segunda-feira, 8, pela Defesa Civil de Rio Preto.
Durante os 31 dias do mês passado, a cidade acumulou 269 milímetros de precipitações. Antes disso, o acumulado maior só havia sido registrado em fevereiro de 2020.
Apesar de a chuva ter colocado fim à estiagem, o acumulado do ano ainda é inferior aos registros do mesmo período nos últimos quatro anos. Foram 712 milímetros de chuva nos primeiros 10 meses do ano, ante 768 mm (2018), 764 mm (2019) e 883 mm (2020). (Veja a tabela anexa)
"Importante salientar que, apesar de a estiagem deste ano ter sido mais intensa que aquela do ano passado, o Poder Público conseguiu diminuir muito a área atingida pelo fogo da região da Floresta do Noroeste Paulista e Estação Ecológica", destacou o coordenador da Defesa Civil de Rio Preto cel. Carlos Lamin.
Segundo ele, a previsão da meteorologia é de pancadas de chuva ao longo desta semana, o que deve ajudar na recuperação das áreas verdes, que foram castigadas pela estiagem.
Texto: Secretaria de Comunicação