imagem

Quinta-Feira, 22 de Dezembro de 2016 às 05:19

Motorista de BMW que furtou estepe e protagonizou fuga de cinema já era investigado

Além de registrar antecedentes criminais, em agosto deste ano a então companheira dele foi presa com um veículo furtado.

thumbnail

O comerciante e atleta da mountain bike João Ricardo Pedrassolli Calixto, de 36 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira, 21, após furtar o estepe de uma caminhonete Hilux no bairro São Francisco, em Rio Preto. Contra ele recai a suspeita de outros furtos de estepes ocorridos na cidade. Para não despertar atenção, Calixto praticou o crime utilizando um veículo de luxo da marca BMW. O automóvel foi encontrado estacionado no shopping Iguatemi após uma fuga cinematográfica.

O crime aconteceu por volta das 11h30 e foi testemunhado por uma pessoa cuja identidade foi mantida em sigilo pela Polícia Civil.

Ela presenciou o momento em que o comerciante utilizou um alicate para cortar o cabo que segurava o estepe e colocou o pneu no porta mala de uma BMW prata. A placa foi anotada e passada para a polícia, bem como a direção que o indivíduo tomou para deixar o local do crime.

Policiais em patrulhamento visualizaram o veículo na avenida Potirendaba. Ao perceber que era seguido, o motorista da BMW entrou na BR 153 e fugiu em alta velocidade, ultrapassando veículos e colocando em risco a vida de motoristas. Até o helicóptero Águia foi acionado para auxiliar na ocorrência.

Como desapareceu da rodovia, os PM's desconfiaram que o suspeito tinha entrado no shopping Iguatemi, e estavam certos.

O carro estava estacionado no subsolo e trancado. Quando a BMW era guinchada, Calixto telefonou para o 190 e disse que seu veículo tinha sido furtado por um adolescente. A versão foi desmentida pelas imagens das câmeras do shopping que captaram ele mesmo saindo do automóvel. Calixto foi preso quando chegou na delegacia para tentar reaver o carro.

O estepe não estava mais no porta-malas, mas haviam objetos comprovadamente furtados, como o carimbo de um médico de Rio Preto, e um pen drive cujo conteúdo demonstrou pertencer a uma moradora de Fernandópolis.

O alicate utilizado para cortar a presilha do estepe estava dentro do carro e foi reconhecido pela testemunha como sendo a ferramenta utilizada no furto. Foram apreendidos também chaves de roda e seis cartuchos de munição calibre 22.

Calixto, que já registrava antecedentes por furto, receptação e associação criminosa, foi preso em flagrante por furto qualificado, comunicação falsa de crime, posse irregular de munição e por trafegar em alta velocidade.


Investigado


Em agosto deste ano, a então companheira do comerciante, de 34 anos, foi presa por receptação. Ela foi flagrada por um delegado de folga com um Citroen furtado há dois meses. O veículo pertencia a um estudante de Rio Preto, mas para despistar a fiscalização, o carro transitava com placas de um automóvel idêntico, só que do município de Osvaldo Cruz. Na ocasião, policiais do GOE estiveram na residência do casal, no bairro Cidade Jardim, e apreenderam diversos objetos de origem suspeita, como estepes, tampas de caminhonete, óculos de sol de marcas famosas e mochilas.

A mulher foi liberada após pagar fiança, mas ela e João Ricardo estão respondendo a processo.

O casal não está mais junto.

imagem