A Polícia Ambiental de Rio Preto apreendeu 41 cobras em uma residência de Mirassol. A equipe fazia patrulhamento quando pela manhã recebeu uma denúncia sobre criação de aves na área urbana da cidade, onde teve a entrada permitida pelo dono da casa.
Nada de irregular foi constatado sobre a criação de aves, mas a equipe descobriu a criação de cobras. Os 41 animais localizados são conhecidos como corn snak ou cobra do milharal e estavam todos acondicionados em recipientes isolados.
O homem assumiu a propriedade e declarou que criou as cobras ali mesmo, na sua residência. No total, são três fêmeas adultas e 38 filhotes. O proprietário disse que a cobra reprodutora morreu há algum tempo. A criação dessa cobra não é permitida, pois ela é oriunda do norte dos Estados Unidos, porém é comum encontrá-la no Brasil, devido ao tráfico de animais. A manutenção em cativeiro é considerada a qualquer tempo como introdução e é passível de multa.
Pelo fato, o responsável foi autuado em R$ 10.200,00, sendo que também existia a criação de roedores e baratas e, em relação a esses demais exóticos foi acionada a Vigilância Sanitária Municipal que posteriormente providenciará notificação do morador.
As cobras foram depositadas no Zoológico Municipal de São José do Rio Preto.