imagem

Sábado, 06 de Outubro de 2018 às 12:12

Médico faz laqueadura em mulher internada para retirar glândula

Vítima disse que após o procedimento, o cirurgião perguntou se ela tinha filhos.

Depois de tentar soluções na Santa Casa e na Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Rio Preto, uma mulher de 46 anos decidiu procurar a Polícia Civil para denunciar um erro médico do qual foi vítima.

A auxiliar de serviços gerais Fátima (nome fictício) foi internada em junho deste ano na Santa Casa para retirar uma glândula de Bartholin, mas o médico responsável pela cirurgia realizou também a laqueadura das trompas da paciente.

"Assim que acabou o procedimento, o médico perguntou se eu tinha filhos. Quando respondi que tinha uma menina, ele disse que tinha cometido um erro, que fez laqueadura em mim", lamentou.

Alguns dias após receber alta, Fátima teve que retornar para a Santa Casa, porque sentia fortes dores abdominais. Descobriu no hospital que estava com infecção decorrente da laqueadura e precisou passar por outra cirurgia, com o mesmo médico que cometeu o erro.

"Parecia que eu estava grávida de cinco meses, de tão inchada que estava minha barriga. Eu não queria que aquele médico me operasse de novo, mas fui maltratada pelos funcionários e não tive escolha", contou.

Passados três meses do atendimento, a vítima continua sentindo dores e teve que retornar para o trabalho nesta semana.

Ela disse que vai ingressar com ação contra a Santa Casa.

A assessoria de imprensa do hospital informou que, ao saber da denúncia, Nadim Cury, provedor da Santa Casa, informou que vai analisar o prontuário de atendimento da paciente para investigar o caso. 

*As glândulas de Bartholin se encontram à entrada da vagina e são responsáveis por liberar um fluído lubrificante.

A bartolinectomia consiste na retirada das glândulas de Bartholin, quando ficam obstruídas, causando cistos e abscessos. Geralmente só se recorre a este procedimento médico em último recurso, quando o tratamento por antibióticos ou drenagem dos cistos e abscessos não forem efetivos.

imagem