imagem

Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020 às 08:33

Manifestantes realizam protesto antirracista, antifacista e contra Bolsonaro em Rio Preto

Dezenas de pessoas estiveram às ruas pedindo o fim do racismo e em defesa da democracia. No protesto, lembraram a morte de George Floyd, dos Estados Unidos, e da vereadora Marielle Franco.

Duração: 02:36

thumbnail

Um grupo de manifestantes realizou um protesto antirracismo, antifacismo e contra o presidente Jair Bolsonaro neste domingo (07) em Rio Preto.

O ato, organizado previamente pelas redes sociais por diversos coletivos da cidade, começou por volta das 14 horas, próximo ao campus da Unesp, no Jardim Nazareth. Os participantes seguiram em direção à avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto. Durante a convocação do protesto, os organizadores pediram para que quem fosse do grupo de risco não participasse, devido ao risco de contrair o coronavírus. Além disso, também pediram para que quem fosse tomasse todas as medidas de restrição, como o distanciamento mínimo de 1,5 metro e uso de máscara de proteção. 

Dezenas de pessoas estiveram presentes. As reivindicações eram várias. Segundo os próprios idealizadores, o ato foi em defesa da democracia, das vidas negras, da população LGBTQ+ e sobre a situação precária dessas pessoas. No protesto, eles lembraram a morte de George Floyd, dos Estados Unidos, homem negro que que foi asfixiado até a morte por um policial branco, e também pediram justiça pela morte da vereadora Marielle Franco, em 2018, no Rio de Janeiro, que ainda segue sem respostas. Os participantes também manifestaram repúdio ao presidente da república, Jair Bolsonaro. Eles o chamaram de 'genocida' e 'miliciano'. 

A manifestação foi pacífica e acompanhada pela Polícia Militar. 

imagem