A Justiça de Rio Preto condenou quatro integrantes de uma organização criminosa, especializada em furtos que invadiu a joalheria de um centro de um shopping da cidade. O caso aconteceu no dia 13 de dezembro de 2020.
A quadrilha, que é de Goiás, invadiu a loja e levou várias peças de alto valor. Os criminosos entraram no Shopping no horário de funcionamento, se esconderam até o fim do expediente e invadiram a joalheria pelo forro. Eles utilizavam um adolescente para praticar diretamente o crime.
Após investigações, policiais da Deic identificaram os membros do bando e representou pela prisão dos suspeitos, que foram detidos em Goiás e no Distrito Federal. Na ação, os policiais civis de Rio Preto prenderam três indivíduos e representou pela apreensão do menor que participa do furto.
No decorrer das investigações os policiais identificaram um quarto integrante, que fazia parte da quadrilha em outros crimes, que não veio a Rio Preto participar diretamente do furto. Ele também foi preso.
Nesta quinta-feira (28) foi dada a sentença condenatória dos envolvidos. Os três primeiros indiciados foram condenados a 10 anos e 2 meses de prisão, pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado e corrupção de menores O quarto membro foi sentenciado a 05 anos e 10 meses de reclusão por associação criminosa. A quadrilha será encaminhada a uma penitenciária para cumprimento da pena.
A condenação é em primeira instância e, portanto, cabe recurso. Há investigações em outras cidades e estados envolvendo a mesma quadrilha e outras ramificações. O trabalho pode resultar em novas condenações por crimes praticados pelos envolvidos.