Joseane Teixeira
Com o objetivo de atender pacientes transexuais de maneira humanizada, a Unimed realiza nesta quinta-feira um Work Shop voltado para médicos e funcionários da unidade. Intitulado "O primeiro tratamento é o respeito", o evento tem a participação de quatro convidados: o médico urologista Carlos Cury, autor de um livro sobre transsexualidade e que já realizou mais de 100 cirurgias de adequação de sexo, o coordenador nacional do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade Lam Matos, o neurologista da Unimed Fúlvio Rogério Garcia e a psicóloga do Ambulatório para Travestis e Transexuais do GADA, Rita Romero.
Esse evento é importante, segundo a Rita, já muitos transgêneros deixam de procurar atendimento médico porque temem sofrer constrangimento.
O gerente de marketing Edgar Almeida explica que além da campanha de orientação aos funcionários, o próximo passo da Unimed é confeccionar as carteirinhas de conveniado com o nome social que o transexual optou por ser chamado e não mais com seu nome de batismo. Outra iniciativa é a divulgação de vagas e incentivo a participação de transexuais nos processos seletivos da empresa.
♪ Ouça a reportagem