imagem

Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2020 às 11:21

Hospital de Base vai testar vacina americana contra a Covid-19

Desenvolvida pela Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, será a segunda vacina contra a doença a ser testada pelo Complexo Funfarme, que já realiza testes com a chinesa Coronavac. Foto: Divulgação/Funfarme.

thumbnail

O Hospital de Base vai iniciar testes com a vacina norte-americana Johnson & Johnson, desenvolvida pela farmacêutica Janssen e que promete ser eficaz contra a Covid-19.

A participação neste estudo foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Famerp. O Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do HB irá participar, junto com outras instituições, de estudo internacional para comprovar a eficácia e segurança de uma potencial vacina, que recebeu o nome de Ad26.COV2.S, para prevenção da Covid-19. 

O estudo, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária utiliza uma vacina baseada em vetor adenovírus. O Centro Integrado de Pesquisa do Hospital de Base disse que irá informar, em breve, como os candidatos a voluntário poderão se inscrever para participar do estudo. 

Esta será a segunda vacina testada pelo Complexo Funfarme. Com a coordenação do médico virologista Maurício Nogueira, o laboratório da Faculdade de Medicina de Rio Preto está testando a vacina chinesa Coronavac, desenvolvida pelo laboratório SInovach Biotech. Desde o início de agosto mais de 150 dos 450 voluntários selecionados já haviam recebido a dose. Expectativa é de que em setembro a Famerp conclua a vacinação com a vacina chinesa.


imagem