Não há indícios de que o servente de pedreiro Luiz Augusto de Andrade, morto por policiais ambientais na terça-feira, 18, tenha participado do assalto à padaria do bairro Cambuí.
A informação é do delegado que atendeu a ocorrência, Adriano Pitoscia.
Para o plantonista da Central de Flagrantes, o homem que faria 24 anos nesta quarta-feira foi morto após uma sequência de coincidências.
Assim que o roubo foi comunicado na rede de rádio das viaturas, um motociclista vestindo roupas semelhantes às do verdadeiro assaltante passou em alta velocidade por uma equipe da Polícia Militar Ambiental.
“As características físicas eram as mesmas e a cor da camiseta. Por isso foi feito o acompanhamento. Porém, ele ignorou totalmente as ordens de parada, por um longo percurso”, disse o delegado.
Ao chegar em frente à casa dele, no bairro Bela Vista, Luiz jogou a moto na calçada e entrou no imóvel, seguido por um cabo e um soldado da ambiental. O cabo afirma que o rapaz se armou com uma faca e tentou investir contra ele, por isso o policial atirou duas vezes.
“Estive no local e realmente o espaço era muito pequeno, sem chance de o ambiental recuar”, afirmou o delegado.
Luiz Augusto foi preso no início deste ano por descumprimento de medida protetiva e havia saído da cadeia há poucos dias, o que pode explicar o receio em ser abordado.
A operadora de caixa rendida pelo verdadeiro assaltante confirmou em depoimento que o homem agiu sozinho.
“Nós questionamos se ela percebeu a presença de um comparsa, se havia um motoqueiro esperando para dar cobertura à fuga. Ela disse que não. Que após roubar o dinheiro, o criminoso fugiu a pé”.
Câmeras da padaria mostram apenas um homem, Fabrício Marques da Silva, de 40 anos, que está internado sob escolta policial.
As investigações ainda prosseguem, mas o delegado acredita que Luiz foi morto por ter fugido da polícia e, em seguida, ter atacado os agentes.
Os policiais foram interrogados e as armas funcionais, apreendidas.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial.
Luiz foi sepultado na tarde desta quarta-feira, dia do seu aniversário, no cemitério municipal de Engenheiro Schmitt.