O Hospital de Base atingiu 100% da ocupação de leitos de UTI destinados para o tratamento da Covid-19. A informação foi publicada nas redes sociais pela médica e cardiologista da instituição, Lilia Nigro Maia, neste domingo (7).
Os 133 leitos de UTI tem pacientes internados com a síndrome respiratória aguda grave. Na postagem, a médica revelou que o Hospital de Base já recusou mais de 20 pedidos de internação.
Lilia Nigro Maia publicou a informação e também aproveitou para fazer um desabafo sobre a atual situação. Confira abaixo o depoimento:
Chegou o momento que mais temiamos desde que iniciou a pandemia:
O Hospital de Base Rio Preto não tem mais vagas para COVID e nas últimas 24 horas recusou mais de 20 pedidos de internação .
O HB é um dos hospitais com maior número de leitos de UTI para COVID do estado de SP , mas hoje esses 133 leitos estão lotados e os pedidos de vagas não param de chegar , em uma velocidade que nunca aconteceu antes.
A maior parte dos pacientes graves tem entre 40 e 60 anos de idade.
Toda a região de Rio Preto está colapsada e a nossa Santa Casa também está lotada.
Isso significa que quem precisar de um leito COVID vai entrar em uma fila de espera e rezar para conseguir uma vaga antes que seja tarde.
Não tem para onde correr, nem mesmo na rede privada.
O HB de Rio Preto se preparou desde o início da pandemia para atender os pacientes COVID, e tem um dos melhores gerenciamentos da pandemia do país.
Infelizmente isso não foi suficiente diante da irresponsabilidade das pessoas que se aglomeram em festas e eventos clandestinos, da falta de coordenação nacional da pandemia, e da demora da vacinação em massa.
As pessoas não imaginam o que é morrer por asfixia, sem respirador, sem medicacao, sem oxigênio, sem sedação .
Podem descobrir quando for tarde demais
Estamos roucos de tanto avisar.