imagem

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 às 09:32

Fiscalizações em desmanches aumentam 30% em Rio Preto

Com isso, o número de desmontes ilegais lacrados e autuados teve recuo de 68%. As operações são feitas pelo Detran, em parceria com polícia, e visam combater o comércio ilegal de veículos ou peças roubadas.

Duração: 04:19

thumbnail

Resumo:

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o DETRAN, tem endurecido cada vez mais as fiscalizações em desmontes ilegais de veículos, negócio popularmente conhecido como desmanche. De janeiro a abril deste ano, foram realizadas 322 ações de fiscalização, enquanto em todo o ano passado foram 249 no estado de São Paulo, representando um aumento de quase 30%.

Em Rio Preto, somente nos quatro primeiros meses deste ano, já foram realizadas 21 fiscalizações, e destas, 3 desmanches foram identificados como ilegais. Vale lembrar que os componentes e acessórios vendidos nesses locais têm comercialização proibida, conforme a legislação. Quando há veículos ou peças provenientes de furto ou roubo, os proprietários desses desmanches podem ser punidos criminalmente, por se tratar de objetos oriundos de crimes e por isso chamados de "peças de sangue".

Com as fiscalizações intensificadas, o número de ocorrências tem caído bruscamente. O recuo no estado foi de 68%. Em Rio Preto, as operações ocorrem com o auxílio de vários órgãos como a Polícia Civil, Militar, a Guarda Civil e a Vigilância Ambiental. Os desmontes autuados respondem a processo administrativo instaurado pelo DETRAN-SP e ficam sujeitos às penalidades previstas na lei federal, que vão de multa, interdição do estabelecimento até a perda do material nele encontrado.

imagem