imagem

Sábado, 07 de Janeiro de 2017 às 17:49

Engenheiro alerta para novas erosões na Bady Bassitt

"A Prefeitura ignora o problema. Quando o asfalto cede, ela vem e remenda. Não é uma solução definitiva". Neste sábado, caminhão da Constroeste ficou entalado em buraco.

Duração: 03:34

thumbnail

O asfalto recapeado há 12 horas na avenida Bady Bassitt cedeu e engoliu a roda traseira de um caminhão caçamba da Constroeste na manhã deste sábado, 07. O acidente aconteceu no trecho entre as ruas Silva Jardim e Marechal Deodoro da Fonseca.

Como o veículo ficou atravessado na via pública, o trânsito precisou ser desviado por Guardas Municipais até que um guindaste conseguisse içar o caminhão. A operação durou quase três horas e envolveu diversos operários e engenheiros, tanto da Constroeste como do SEMAE.

O acidente aconteceu em frente à casa do engenheiro Irineu Polachini. Em entrevista à CBN ele explicou que o problema não está na qualidade da pavimentação, mas abaixo do leito carrocável, onde um antigo canal de escoamento provoca erosões no solo. O profissional diz que outros afundamentos não estão descartados.

Leia entrevista na íntegra ou ouça o áudio da reportagem.


CBN> Por que o asfalto cedeu?

Polachini>   A avenida Bady Bassitt tem um canal no eixo central muito antigo, que já está sem a laje de fundo e com erosão na calha. A calha está afundando e com as chuvas mais intensas provocam erosões na lateral, embaixo do asfalto. Isso que aconteceu é um sinal. Eu acredito que a avenida deve ter vários locais com esses vazios, verdadeiras cavernas, embaixo do pavimento. Não é a primeira vez que acontece, é relativamente comum a gente perceber afundamentos na avenida e é ocasionado por isso. Eu entendo que enquanto esse canal não for recuperado não seráo eliminados esses acidentes no pavimento.


CBN> O senhor acha que foi omissão ou falta de planejamento, já que o problema é recorrente?

Polachini> Eu entendo que a Prefeitura virou as costas pra isso. É um trabalho que exige um conhecimento mais apurado e ao que parece, a Prefeitura não está interessada em resolver o problema. Fizeram um novo canal, poderiam ter restaurado o antigo já no conjunto da obra, no entanto não foi feito nada para recuperar essa estrutura antiga. Talvez estejam esperando colapsar tudo, como aconteceu em outro trecho da mesma avenida. A Prefeitura adotou essa solução: quando cai, eles vem e arrumam. Não é uma boa prática.


CBN> Como morador, incomoda o senhor essa nova interdição?

Polachini> Sempre incomoda, claro. Principalmente porque o que está sendo feito aqui é remendo, não é solução definitiva. 


Pelas redes sociais, internautas demonstraram indignação com a notícia de mais um buraco na avenida Bady Bassitt. O vídeo da operação retirada do caminhão, postado no Facebook CBN Grandes Lagos, alcançou mais de 70 compartilhamentos até a publicação desta reportagem.


De Rio Preto, Joseane Teixeira.

imagem