imagem

Domingo, 14 de Março de 2021 às 13:06

Edinho propõe lockdown em conjunto com prefeitos da região

Decisão foi tomada após reunião com secretários, integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, representantes do MP e Judiciário. Encontro com prefeitos da região será nesta segunda-feira (15). Foto: Divulgaçao/SMCS.

thumbnail

O prefeito Edinho Araújo vai propor em conjunto com os municípios a região que seja aplicado um lockdown no Noroeste Paulista, como forma de tentar frear o avanço da Covid-19. A decisão foi tomada após uma reunião na manhã deste domingo (14) com secretários, integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, além de representantes do Ministério Público e da Justiça. 

O Comitê, por unanimidade, entende que somente medidas mais restritivas podem reduzir o contágio e consequentemente o colapso no sistema de saúde. Rio Preto tem uma ocupação em UTIs de 98%. Na sexta-feira (12), o secretário Aldenis Borim afirmou que um lockdown só daria resultado se fosse aplicado em todo o país.  

Diante de um alerta dos técnicos sobre a necessidade de regionalizar as medidas, o prefeito Edinho Araújo irá se reunir, de forma virtual, nesta segunda-feira (15), com os prefeitos da região para sugerir que as ações possam ser seguidas pelas cidades vizinhas. A data de início do lockdown será divulgada após a reunião.

O detalhamento das medidas, contidas no decreto, será decidido entre o Comitê e a Procuradoria Geral do Município de Rio Preto. Nesta segunda-feira (15), todo o estado entra na chamada fase emergencial, determinada pelo governador João Doria, que limita o funcionamento de serviços essenciais e não essenciais. Se aprovado, o lockdown ampliaria essas medidas.

imagem