O Prefeito de Rio Preto Edinho Araújo enviou, na tarde desta terça-feira (25), um ofício ao governador do estado de São Paulo, João Doria, solicitando a antecipação da região administrativa à fase amarela do plano de flexibilização, já nesta sexta (28).
O governo reclassifica as regiões a cada 14 dias, analisando o avanço da pandemia e principalmente a taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19. A próxima atualização seria no dia 5 de setembro.
No documento, Edinho utiliza dados da Secretaria de Saúde que mostram descendência da curva de casos confirmados, internações e óbitos no município, que encabeça toda a região administrativa. Ele pede ao governador agilidade, dizendo que o município está desde junho na fase laranja do Plano São Paulo e que os dados apontam possibilidade de mais flexibilização econômica.
O pedido foi feito exatamente no mesmo dia em que um grupo de proprietários de restaurantes e bares realizou um protesto em frente à Prefeitura, manifestando repúdio ao governo estadual e municipal pelo fato de os estabelecimentos em questão não estarem autorizados a funcionar na fase laranja, a qual o município pertence.
Em nota, a Prefeitura disse que "há um decreto em vigor que segue as normas sanitárias impostas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do Estado de São Paulo e da Secretaria de Saúde Municipal e de acordo com as regras desses comitês, seguindo o plano São Paulo, Rio Preto está na fase laranja, que proíbe a abertura desses estabelecimentos neste momento".
Até o momento, o Estado não se manifestou sobre o pedido do prefeito.