imagem

Quarta-Feira, 07 de Novembro de 2018 às 16:56

Duas crianças da mesma sala são afastadas de creche por suspeita de meningite

Em julho, bebê de 10 meses morreu vítima da doença. Ele também frequentava a escola municipal Dr. Adelício Teodoro, no Jardim Nunes.

thumbnail

Duas crianças matriculadas no maternal da creche Dr. Adelício Teodoro, no bairro Jardim Nunes, estão afastadas por suspeita de meningite.

Em julho deste ano, um bebê de 10 meses, que também frequentava a instituição, morreu vítima da doença.

Segundo o apurado pela reportagem, as duas crianças doentes são meninos com idades entre três e quatro anos.

Um deles, identificado como William, apresentou sintomas na quarta-feira, 31 de outubro e não foi à aula a partir de quinta-feira, 01. Ele já teve alta médica, mas permanece em casa, afastado da sala de aula.

O outro, chamado Eduardo, apresentou sintomas da meningite nesta segunda-feira, 05, e não foi à creche partir de terça-feira, 06. Ele está internado na Santa Casa e responde bem à medicação.

Um ouvinte disse que tem uma sobrinha matriculada na mesma creche e reclama da falta de alerta aos responsáveis a respeito do risco de contaminação.

"Minha mãe foi buscar minha sobrinha na creche ontem e ouviu a professora comentando com um pai sobre as duas crianças afastadas por suspeita de meningite. Não houve um comunicado geral. Se tá tendo vírus na escola e as crianças estão expostas a isso, eles vão avisar individualmente a quem pergunta sobre os casos e deixar outras crianças sujeitas ao risco?", questionou.

A reportagem apurou que a escola de educação infantil tem 230 crianças matriculadas. Nesta quarta-feira, 07, apenas 80 delas compareceram na instituição.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que a direção da escola Adelício Teodoro comunicou os casos suspeitos à supervisão da Educação e à Vigilância Epidemiológica, seguindo todas as recomendações da Saúde e mantendo também o procedimento diário de limpeza na unidade.

A Vigilância Epidemiológica, ao receber as notificações de meningites, orienta os serviços conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

Em casos de meningites, inclusive as causadas por vírus, a orientação a qualquer serviço ou estabelecimento e/ou escola é manter as medidas de higienização dos locais. 

Não é recomendado suspender as aulas porque os vírus e as bactérias que causam meningites são transmitidos pessoa a pessoa e não pelo ambiente. O recomendado é que pessoas com suspeita de doenças transmissíveis fiquem em afastamento das atividades de trabalho ou estudo.

As medidas de prevenção incluem manter os ambientes arejados, evitar aglomerações e divisão de objetos pessoais (toalhas, talheres, etc), evitar tocar nariz, olho e boca e se alguma criança e/ou professor apresentar febre, vômito e diarreia, deve procurar atendimento médico o mais rápido.

A orientação aos pais ou responsáveis é não levar as crianças para escolas enquanto estiverem com sintomas para evitar a transmissão de doenças. 


imagem