A Secretaria de Saúde do município anunciou para hoje, 17, o início da vacinação contra a gripe.
O primeiro grupo a ser imunizado contra a H1N1, H3N2 e influenza B serão os trabalhadores da saúde e idosos.
A partir do dia 24 de abril até o dia 28 é a vez das crianças menores de cinco anos, gestantes e puérperas, as mulheres que acabaram de ter filhos.
Portadores de doenças crônicas e comorbidades começam a ser vacinados no dia 02 de maio.
A novidade é a inclusão de professores no público-alvo da campanha, solicitação antiga da categoria. Eles receberão a aplicação nas próprias unidades onde trabalham.
A secretaria de saúde espera imunizar pelo menos 93 mil pessoas.
O médico infectologista Renato Ferneda explica que tanto a forma de contágio quanto os sintomas dos três tipos de gripes são semelhantes, por isso há certa dificuldade em diagnosticar a especificidade da doença.
♪ Ouça a entrevista
A vacina será aplicada nos postos de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. O grupo que perder o prazo da vacinação poderá receber a dose em data posterior, mas dentro do prazo da campanha, que vai até o dia 28 de maio.
Pessoas que não fazem parte do público-alvo do Ministério da Saúde poderão adquirir a dose no HB Saúde ou na Unimed. O preço da vacina varia de 80 a 120 reais.
A injeção é contra-indicada para pessoas alérgicas a ovo de galinha e para pacientes que tiveram reação anafilática ao receber doses anteriores.