A expectativa de que o racionamento de água em Rio Preto poderia chegar ao fim nesta semana foi descartada pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto da cidade, que informou que o horário de racionamento de água para os bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas, a partir desta quinta-feira (22), passa a ser das 13 às 20 horas. O volume de chuva acumulado no mês de outubro, 38,5 milímetros, é insuficiente para o término do racionamento.
Segundo a gerente de Operação e Manutenção de Água do Semae, Jaqueline Reis, as chuvas precisam atingir um volume, de no mínimo, 60 milímetros para a normalização do abastecimento pela ETA e o fim do racionamento: “Vamos aguardar as próximas chuvas para um novo balanço hídrico”.
Nos últimos três dias, o nível da Represa Municipal voltou a abaixar consideravelmente. Mesmo não fazendo a captação de água, no Lago 1 houve uma queda de 8,5 centímetros. No último dia 20, no Lago 1, o nível de água estava 18 centímetros acima do vertedouro. Nesta quinta-feira, o nível da água está 9,5 centímetros acima do vertedouro. No Lago 3, no mesmo período, o nível água estava 9 centímetro acima do vertedouro e hoje está 5,5 centímetros acima do vertedouro.