imagem

Quinta-Feira, 16 de Abril de 2020 às 07:33

Campanha de vacinação contra a gripe inicia segunda etapa

Nesta fase, são vacinados doentes crônicos, profissionais de forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e motoristas e cobradores de transporte coletivo. Foto: Divulgação.

Duração: 02:40

thumbnail

Começa nesta quinta-feira (16) a segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe. Nesta fase, o Ministério da Saúde incluiu os seguintes grupos prioritários: doentes crônicos, profissionais de forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e motoristas e cobradores de transporte coletivo. Para se vacinar, os doentes crônicos devem apresentar prescrição médica que comprove a condição, enquanto os demais devem apresentar um documento que comprove a função exercida.

A segunda etapa da campanha segue até o dia 8 de maio. No dia 9, dia de mobilização nacional, começa a terceira e última etapa, quando serão incluídos os demais grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas – até 45 dias do pós-parto, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Na primeira etapa, iniciada em 24 de março, foram vacinados idosos, profissionais de saúde e policiais civis e militares. Quem faz parte de um desses grupos e ainda não se imunizou pode procurar a unidade de saúde ou o prédio em que estiver sendo feita a vacinação.

Até agora 79.075 pessoas já foram imunizadas em Rio Preto. "O principal objetivo da campanha é proteger pessoas que têm maior vulnerabilidade às complicações da Influenza, como as pneumonias, que levam às internações hospitalares. Por isso é tão importante se vacinar", explicou a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

Este ano, as doses estão sendo administradas em escolas e equipamentos públicos. Os locais estão disponíveis no portal da prefeitura de Rio Preto. A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.  

Nas demais cidades é que o morador, que ainda não sabe onde está sendo aplicadas as doses, entre em contato com o departamento de saúde. 

imagem