Um adolescente de apenas 15 anos foi apreendido dentro de uma escola estadual nesta sexta-feira, 11, após fumar maconha no banheiro da instituição. A decisão que pode parecer enérgica, teve como base o histórico do menor com o tráfico de drogas. Ele cumpre liberdade assistida por envolvimento com a venda de entorpecente, e segundo o delegado Jairo Garcia Pereira, existe a suspeita que o adolescente estaria vendendo droga para estudantes.
O caso aconteceu na escola Amira Homsi Chalella, localizada no bairro Jardim Urano.
O delegado conversou com a CBN por telefone e contou detalhes da ocorrência
"O menor fumou maconha no banheiro da instituição e seguiu para a sala de aula. Após saber do caso, a diretora chamou a polícia e conduziu o adolescente até o pátio para que não houvesse constrangimento. Submetido à revista, foi encontrado com ele um cigarro de maconha parcialmente consumido e uma porção da mesma droga".
O delegado explicou que apesar da pouca quantidade de droga encontrada com o adolescente, a atitude do menor em consumir maconha dentro da instituição, fato considerado por ele gravíssimo, também influenciou na decisão da apreensão o histórico do adolescente com a venda de entorpecente.
"Ele cumpre liberdade assistida. Eu não posso deixar os estudantes expostos ao tráfico dentro da escola, já que o menor goza de certa popularidade entre os jovens. Na dúvida se a droga era para consumo próprio ou para a venda, resolvi deixar a decisão com o Juizado da Infância e Juventude", disse.
Além do consumo de droga na instituição, o adolescente registra histórico de indisciplina em sala de aula.
Em sua página no Facebook, ele ostenta fotos com cigarro de maconha.
De Rio Preto, Joseane Teixeira.