imagem

Sexta-Feira, 02 de Outubro de 2020 às 12:25

Acusados de irregularidades, prefeitos de três cidades da região deixam cargo

Em Altair, Brenda Squiapati teve mandato cassado pela Câmara. Celso Gaúcho, então prefeito de José Bonifácio, anunciou renúncia e em Álvares Florence, Calimério Sales perdeu mandato por decisão do TJ. Foto: Divulgação.

Duração: 01:54

thumbnail

Três prefeituras da região trocaram de comando na reta final do mandato. Em Altair houve cassação, em José Bonifácio foi renúncia e em Álvares Florence, a decisão foi do Tribunal de Justiça do Estado. 

Ainda na madrugada desta quinta-feira (01), a câmara de Altair decidiu, por 8 votos a zero, pela cassação da prefeita Brenda Squiapati, do PSDB, com base em denúncia feita por um funcionário público. O servidor era responsável pelas planilhas de abastecimento da frota da prefeitura e disse que foi ameaçado para não revelar o esquema de desvio de combustíveis. Em documentos entregue ao Gaego e à Câmara há notas fiscais de abastecimentos assinadas por pessoas não ligadas à Prefeitura e até de compra de refrigerantes.  

Em José Bonifácio, Celso Gaúcho, do PSD, entregou uma carta de renúncia momentos antes de uma sessão extraordinária que poderia terminar na cassação do mandato dele. O agora ex-prefeito declarou que saída do cargo é por motivos pessoais, porém, ele poderia ter o mandato cassado. Uma CPI no legislativo apurou denúncias de um morador da cidade sobre contratações de empresas sem concorrência pública e empenho. A dívida junto a fornecedores passa de R$ 350 mil. 

O Tribunal de Justiça do Estado condenou a dois anos de reclusão em regime semiaberto e a imediata perda do mandato, Calimério Sales, do MDB, eleito prefeito de Álvares Florence. A condenação é por uma ação penal em que ele e a sobrinha dele, na época funcionária da prefeitura, são acusados de falsificarem dois orçamentos para contratar empresa para realizar concurso público. A mulher foi exonerada do cargo em 2015. A defesa deles vai recorrer da sentença. 

A CBN tentou contato com as três prefeituras, mas não obteve respostas. 


imagem