imagem

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 às 09:19

Procon investiga entidades associativas do INSS por fraude

Diante de um crescente número de reclamações, o órgão passou apurar possíveis condutas ilícitas praticadas pelas instituições.

Duração: 03:21

thumbnail
Resumo:

O Procon de Rio Preto, diante de um crescente número de reclamações, iniciou uma investigação das entidades associativas que atendem a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O objetivo é apurar possíveis condutas ilícitas praticadas pelas instituições.

Diante de toda esta situação, o Procon instituiu um Núcleo de Atendimento Especial e Extraordinário para receber e processar reclamações dessa natureza, que terão prioridade. As empresas associativas sob investigação serão notificadas para que apresentem esclarecimentos. Se houver a prática de golpes, o caso será encaminhado ao judiciário.

A principal queixa refere-se à cobrança indevida de taxas. Criadas com o objetivo de defender os direitos de aposentados e pensionistas, as associações estariam cobrando mensalidades não previstas nos acordos de cooperação técnica firmados com o INSS.

As pessoas beneficiárias que se sentirem lesadas podem procurar a sede do Procon, localizada na rua Silva Jardim, número 3.604, de segunda a sexta-feira, das 9 horas da manhã até as 16 horas, ou pelo WhatsApp (17) 99627.0528.

imagem